Nova Geração Contra o Crime

Merece destaque a reportagem publicada em Zero Hora (17/6/12) sob o título” Nova Geração contra o Crime” que relata  o avanço na  formação  da polícia. Grupo de 782 alunos do curso dos  agentes da Polícia Civil  serão incorporados ao efetivo gaúcho no final deste ano que passará a contar com 6.059 integrantes.

Mas não se trata de um acréscimo apenas quantitativo.

Pelo conteúdo do curso , os policiais da geração atual darão prioridade  à tecnologia  em lugar da força:computador,lupa, pós químicos e uso de psicologia nos interrogatórios, ou melhor, a inteligência e conhecimento em lugar da truculência.

O treinamento será  na Delegacia Experimental, uma sala que reproduz o ambiente onde os futuros policiais trabalharão com cerca de mil horas de aula na Academia, onde a novidade , se comparada ao   passado,  são os conteúdos sobre Ética e Cidadania. A ideia é mostrar aos policiais que até suspeitos de crimes são cidadãos , com direitos a serem respeitados. São temas recomendados pelo Ministério Público para a formação do Policial Cidadão . Uma ótima providência no combate à criminalidade.

Cabe acrescentar, ainda, que o ambiente  será mais feminino. No atual concurso para agentes ,quase a metade (41,3% ) é mulher.

A grande ênfase ao treinamento de inteligência e conhecimento da legislação  servem para normatizar a ação da polícia  que, mais qualificada, terá condições de agir com maior eficácia e dentro das normas constitucionais.

Tudo indica que haverá uma relação melhor entre polícia e comunidade baseada no respeito e na confiança.

Anúncios

Sobre Lícia Peres

Sou socióloga, feminista, fundadora do PDT, mãe do Lorenzo, cinéfila, amante da literatura e da música. Nascida em Salvador-BA, adoro os verões baianos, onde encontro minha família de origem. Escrevo sobre temas da atualidade e, seguidamente, faço palestras.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s