Vandana Shiva

(ulcagary.ca)

(imediata.org)

Um dos mais importantes eventos  que acontece em nossa Porto Alegre  é o ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento. Apresentam-se pessoas de renome internacional das diversas áreas do conhecimento.

Na segunda-feira, 28/05, foi a vez  de Vandana Shiva, física e ativista indiana  que há décadas defende o desenvolvimento sustentável . Ela crê na conscientização das pessoas que, conectadas, farão a  pressão necessária  para a construção de “novos caminhos para o mundo”. Em sua conferência lembrou  o papel de Gandhi  em sua resistência pacífica , mas firme, contra o colonialismo.

Vandana critica veementemente a globalização e a biotecnologia, denunciando a apatia dos governos  nas principais convenções ambientais, face aos avanços dos grandes grupos transnacionais com seus poderosos lobbies.

Ela virá ao Brasil participar da Rio+20 para debater  a agricultura -questão central nesta Conferência-, notadamente a  agricultura tradicional, como uma questão ecológica. Sua intenção é  “acordar os líderes  da Cúpula dos Povos” e, para isso, estará presente em suas diversas atividades.

Trata-se de uma mulher, declaradamente feminista , de grande envergadura pessoal , que conjuntamente com outras mulheres, abraçou-se às árvores para impedir o corte, em memorável acontecimento. É uma ativista incansável.

VS atribui aos acordos  de livre comércio da OMC (Organização Mundial do Comércio) o retrocesso, desregulamentando o que foi regulamentado durante a ECO-92. Quando esteve no RS , convidada por José Lutzenberger, observou a existência de um  forte movimento contra as sementes geneticamente modificadas. Agora, constatou,”os campos estão cobertos de soja transgênica”.

Vandana Shiva foi aplaudida de pé.

Penso que ela será uma presença importante na Rio +20, apesar de eu achar que, por exemplo, a questão energética exige programas que os ecologistas  repudiam ferozmente e cujas alternativas apresentadas por eles são insuficientes para as necessidades  internas de desenvolvimento.

Trata-se de um desafio , onde o livre debate das mais diversas correntes, além de necessário, é muito bom.

**********

(sobrebusimo.com.br)

O segredo da saúde – mental e corporal – está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, tampouco se adiantar aos problemas. Mas sim  viver sabia e seriamente o presente.

      Sidartha Gautama, o Buda


Anúncios

Sobre Lícia Peres

Sou socióloga, feminista, fundadora do PDT, mãe do Lorenzo, cinéfila, amante da literatura e da música. Nascida em Salvador-BA, adoro os verões baianos, onde encontro minha família de origem. Escrevo sobre temas da atualidade e, seguidamente, faço palestras.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s