Dia do Trabalho

(pit935.blogspot.com)

O dia 1º de Maio é comemorado em todo o Brasil. Hoje, reproduzo uma matéria do caderno especial ZH  :

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A  data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1ºde maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. A greve paralisou os Estados Unidos, com manifestações, passeatas, piquetes e discursos. Mas a repressão  ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Essas manifestações e protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

(carosamigos.terra.com.br)

Em memória  dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para todo o mundo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924, por um decreto do presidente Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data.

*****

Não posso deixar de chamar a atenção para as dificuldades que enfrenta a mulher trabalhadora, aquela que para fazer o mesmo trabalho ganha quase 30%  a menos do que o seu colega do sexo masculino. E são elas que chefiam mais de  são 45% dos lares brasileiros.

A dupla jornada contribui  para sua preocupação e estafa.   Inexistem creches em nº suficiente. Muitas vezes são obrigadas a deixar os filhos aos cuidados da avó, de vizinhas e até de alguma criança maiorzinha.

Apoiar as mulheres e lutar contra qualquer forma de discriminação é um compromisso dos verdadeiros democratas.

blogs.diariosdepernambuco.com.br

Anúncios

Sobre Lícia Peres

Sou socióloga, feminista, fundadora do PDT, mãe do Lorenzo, cinéfila, amante da literatura e da música. Nascida em Salvador-BA, adoro os verões baianos, onde encontro minha família de origem. Escrevo sobre temas da atualidade e, seguidamente, faço palestras.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s