Amizade

Amizade. (foto:arquivo pessoal)

Hoje pela manhã,na quietude de uma casa que ainda dormia, eu me postava, pensativa  e filosófica, olhando o azul-esverdeado do nosso Guaíba. Nesse pensar (e filosofar), senti-me tomada de um contentamento lembrando das amizades que povoam a minha vida.  De repente todos estavam comigo e tive a certeza de que bastaria alcançar o telefone para ouvir as suas vozes.  Não fiz, nem era necessário. Bastava saber que existem e são por mim alcançáveis a qualquer momento e em qualquer circunstância.

Creio que essa é a razão de eu ter superado tantos obstáculos e conseguir sair inteira (e íntegra) : uma família que mesmo morando à distância é ninho para mim e meu filho. Os amigos e amigas –porto seguro- onde, em sua companhia, o afeto e a confiança  me permitem pensar em voz alta.

***

Mario Quintana, grande poeta, escreveu “Amizade é o amor que nunca  morre”. Concordo totalmente.

O que seria de nós sem nossos amigos ?  O que seria de cada ser despojado daquela irmandade cuja raiz plantada firmemente em seu interior,tem o dom de fortalecer ,pela certeza  de que em qualquer situação não faltará amparo.  Os amigos também nos tornam mais humanos e mais doces. O convívio com eles é , de fato, um presente.Não há cobrança, ou exigências. Confiamos a eles nossos desejos, nossos mais íntimos sonhos , nossos segredos com a tranquilidade de quem é compreendido. E oferecemos a eles nossa solidariedade e permanente cumplicidade porque queremos o seu bem.

Quando falo em amizade, não me refiro àquelas que estão sempre perto de nós. Os amigos podem morar a qualquer distância , mesmo no Cazaquistão . Cada reencontro é uma celebração, um bem-estar que nos faz feliz. Muito feliz.

Estejam onde estiverem, o afeto continua inalterado.

Sobre Lícia Peres

Sou socióloga, feminista, fundadora do PDT, mãe do Lorenzo, cinéfila, amante da literatura e da música. Nascida em Salvador-BA, adoro os verões baianos, onde encontro minha família de origem. Escrevo sobre temas da atualidade e, seguidamente, faço palestras.
Esse post foi publicado em Geral e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Amizade

  1. Angela Warlet disse:

    “Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.”
    João G. Rosa

    Lícia!
    Parabéns pelos posts e canções de gosto requintado!
    Um abraço,
    Angela

  2. Nathalia disse:

    Amizade dada é amor.
    João Guimãres Rosa, Grande Sertões: Veredas, p. 156.

    Querida Lícia,
    Não me surpreende em nada você ter elegido ” a amizade” pra inaugurar seu Blog! Como você, prezo demais esse sentimento e vínculo tão precioso! Não é a toa que você sabe como ninguém fazer novos amigos e manter os antigos, sempre fiéis e junto ao lado esquerdo do peito! Parabéns! Vida longa ao BLOG e que a nossa amizade sempre floresça!
    Abraço bem abraçado e o meu carinho e admiração.
    Nathalia

  3. Eloá Muniz disse:

    Lícia querida,
    A partir de agora, sempre que estiver surfando nas ondas da Internet, teu blog será uma parada obrigatória. Parabéns pelos posts e pela tua amizade. Beijo, Eloá.

Deixe um comentário

